Seguro saúde

Plano de saude empresarial

Plano de saude empresarial

Cotação Plano de saude empresarial

Plano de saude empresarial

Cotação Plano de saude empresarial

Existe variação de valores nos planos de saúde empresarial?

Sim, pois o Valor do plano de saúde empresarial normalmente tem uma base de calculo para inclusão de dependentes. Quando estes são pais do funcionário, o valor tende a aumentar, pois pessoas mais velhas utilizam médicos com maior frequência. Em razão disso, existem algumas operadoras que  não aceitam todo o grupo familiar, exceto se a apólice da empresa for financeiramente rentável.

E variações de coberturas?

Há diferentes categorias dentro de um plano de saúde empresarial quando oferecido a empresa. Esta pode optar por um plano básico ou com alguns benefícios, dependendo da necessidade de seus funcionários e sua estimativa de preço.

Também podem ser oferecidos planos diferenciados dependendo do nível hierárquico dos funcionários. É muito importante avaliar as necessidades de quem vai utilizar os serviços para que não falte nada fundamental na hora que você precisa e também para que o beneficiário não tenha de pagar por algo que não vai usar. Necessidades a serem avaliadas: número de pessoas que farão parte do plano, idade, tipo de atendimento, locais e disponibilidade financeira.

seguro saúde para empresas

seguro de saúde para empresas

Qual a cobertura básica que deve ser oferecida? plano de saude empresarial

A ANS, órgão regulamentador, define uma lista de consultas, exames e tratamentos, denominada Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde, que os planos de saúde são obrigados a oferecer, conforme cada tipo de plano de saúde – ambulatorial, hospitalar com ou sem obstetrícia, referência ou odontológico. Essa lista é válida para os planos contratados a partir de 02 de janeiro de 1999, os chamados planos novos. É válida também para os planos contratados antes dessa data, mas somente para aqueles que foram adaptados à Lei dos Planos de Saúde.

Quanto a rede referenciada? plano de saude empresarial

Sempre avalie bem na hora de contratar o plano de saúde quais são os hospitais, laboratórios e médicos a que você terá direito pelo seu plano. Especificamente sobre os hospitais, fique atento: sua operadora de plano de saúde só poderá descredenciá-los em caráter excepcional. Nesses casos, é obrigatório substituir o hospital descredenciado do plano por outro equivalente e comunicar essa mudança ao consumidor e à ANS com 30 dias de antecedência, exceto nos casos de fraude ou infração sanitária ou fiscal por parte do hospital retirado do convênio.

Descredenciamentos

Caso a operadora opte por descredenciar um hospital sem substituí-lo por outro equivalente, só poderá efetivar e comunicar a redução da rede hospitalar aos beneficiários após autorização da ANS.

Quanto a cobertura territorial

Os planos variam também em função da abrangência. O local de atendimento pode ser apenas na cidade, no estado, em grupos de cidades ou estados, em todo o país e mesmo fora dele.

O Que é coparticipação?

Há planos que cobram um valor fixo por mês, ou seja, usando ou não os serviços, a mensalidade será a mesma. Outros cobram uma mensalidade menor, porém acrescentam um valor adicional a ser pago por cada atendimento, consulta ou exame realizado naquele período. São os planos coparticipativos.

Como escolher um plano de saúde empresarial?

Cabe a empresa avaliar e selecionar a melhor operadora e o melhor plano, para seus funcionários. Isso pode variar de acordo com valores e benefícios oferecidos. A compra depende das necessidades específicas de cada usuário e do grupo. Alguns fatores devem ser levados em consideração como: A quem se destina o plano; inclui ou não dependentes; qual a necessidade em termos de abrangência territorial; qual o padrão de conforto pretendido; se existe a necessidade de reembolso das despesas realizadas fora da rede credenciada.

Quais os tipos de seguros saúde oferecidos? plano de saude empresarial

Existem regras que as operadoras devem seguir: Desde 1º de janeiro de 1999, quando entrou em vigor a chamada Lei de Plano de Saúde, são oferecidos basicamente cinco tipos de planos e seguros. Nada impede, no entanto, a comercialização de produtos com coberturas e características superiores ao mais completo de todos, o plano referência.

Algumas operadoras oferecem planos e seguros diferenciados, com acomodações mais caras ou coberturas para cirurgias plásticas estéticas, por exemplo.

Nesse plano,  não  se tem direito à realização de exames mais prolongados, que necessitam de permanência acima de 12h no hospital, como cateterismo Vale ressaltar que esse tipo de plano não cobre internações hospitalares, o que exclui toda cirurgia com anestesia que necessite período de observação pós-operatória no hospital.

Mas garante a cobertura de internações hospitalares com número ilimitado de diárias, inclusive em UTI, além de custos associados à internação com médicos, enfermeiras, alimentação, exames complementares, transfusões, quimioterapia, radioterapia, medicamentos anestésicos, sala cirúrgica e materiais utilizados durante o período de internação. Inclui, também, os atendimentos de urgência e emergência que possam evoluir para internação, além de remoção do paciente para outro hospital.

Quanto aos acompanhantes?

As despesas de acompanhante de pacientes menores de 18 anos são pagas pelo plano. Mas os gastos com tratamento pré-natal, transplantes, à exceção de rim e córnea, internação em clínica de repouso ou de emagrecimento, e consultas ambulatoriais ou domiciliares, não têm cobertura.

Cobertura com obstetrícia?

Acrescenta ao plano hospitalar a cobertura de consultas, exames e procedimentos relativos ao pré-natal, à assistência ao parto e ao recém-nascido, natural ou adotivo, durante os primeiros trinta dias de vida contados do nascimento ou adoção. Nesse período, o bebê pode ser considerado como dependente do plano da mãe, não sendo necessário cumprir o prazo de carência.

No caso de o plano da mãe encontrar-se no prazo de carência e ocorrer um parto prematuro ou emergência obstétrica, o plano é obrigado a pagar as despesas. Deve-se avaliar a necessidade real de cobertura de obstetrícia, porque se essa contratação for dispensável, o valor das mensalidades deverá ter redução.

O que um plano completo deve possuir?

O mais completo de todos os planos oferecidos pelas operadoras, engloba e os atendimentos ambulatorial, hospitalar e de obstetrícia, podendo abranger ou não a assistência odontológica.

Cobre todos os tipos de doenças?

A abrangência das coberturas significa, também, preço mais alto. É a opção mais cara existente no mercado. Você tem direito a todos os tipos de procedimentos clínicos, cirúrgicos, transplantes de rim, medula óssea e córnea e atendimentos de urgência, com acesso a tratamentos para doenças de alta complexidade, como câncer e Aids.  Quem possui a chamada doença preexistente (definida como aquela da qual já era portador antes de contratar o seguro ou plano de saúde) tem a possibilidade de negociar com a operadora uma cobertura temporária, ou pagar um valor adicional à mensalidade do plano, o que é conhecido como agravo, permitindo tratamento da doença.

Quanto a época de contratação, como funciona a cobertura de planos antigos? plano de saude empresarial

Saiba que dependendo da época que seu plano de saúde foi contratado, ele deverá ser antigo, novo ou ainda adaptado, conheça as suas diferenças em seguida.

No caso dos planos antigos por exemplo, estes são os contratos assinados antes da lei de número Lei nº 9.656, de 1998, ou seja, antes de 2 de janeiro de 1999. Este prazo de carência, e as coberturas em situações de urgência e emergência surgem como regras para doenças e lesões preexistentes que deverão observar as suas devidas disposições contratuais, inclusive suas limitações determinadas.

Como funcionam os planos adaptados?

Saiba que os planos adaptados, são os planos contratados antes do dia 2 de janeiro de 1999, mas que foram totalmente adaptados para novas regras de legislação, passando inclusive para garantir aos consumidores as mesmas regras dos planos novos.

Os planos adaptados dependem exclusivamente de uma análise prévia, esta que é realizada por parte da operadora junto a empresa de trabalho, que poderá fazer toda a diferença. Levando isto em conta, os planos adaptados realmente deverão contar com diferenciais que podem ser analisados e determinados conforme as facilidades da empresa. plano de saude empresarial

Como funcionam os planos de seguro saúde novos?

Os planos de seguro saúde novos são os planos que observam de forma expressa as determinações da lei de número 9.656, de 1998. Este tipo de lei, entre outros aspectos, amplia e padroniza acima de tudo a cobertura assistencial de forma obrigatória, tudo isto sob um formato de produtos referência que todas as operadoras deverão oferecer, extinguindo assim as limitações de tempo de internação e impedimento de ingressos nos planos em razão de doenças ou de idades, além de ter fixado as normas para os reajustes de mensalidade determinadas.

Como funciona a cobertura por segmento no plano de referência? plano de saude empresarial

Os planos de referência constituem um padrão de assistência médica e hospitalar porque conjugam uma cobertura ambulatorial, hospitalar e obstétrica, com padrões de enfermaria para uma situação de internação.

Este é um tipo de plano que não faz qualquer tipo de limitação para os atendimentos de urgência e emergência após 24 horas da contratação, mesmo que o beneficiário estiver cumprindo o prazo de carência, enquanto que os demais restringem toda a cobertura após ás 24 horas apenas em casos de acidentes pessoais e de complicações de processos gestacionais. Deverá ainda ser imposta para os outros casos de urgência e de emergência com uma carência de 180 dias. plano de saude empresarial

Que cuidados preciso ter com relação a carência?

Saiba que com relação as carências, não devem ser confundidas as coberturas parciais temporárias, aplicáveis em situações de doenças preexistentes, ou seja, aquelas que os consumidores têm a ciência de serem portadores no momento de assinatura dos contratos, onde poderá ser imposta de qualquer tipo de plano, inclusive para os planos de referência.

Os planos de referência são um tipo de modalidade de planos de assistência para a saúde mais completa e abrangente. As leis ainda estabelecem que as operadoras que estiverem especializadas deverão de forma obrigatória oferecer de forma obrigatória para os consumidores este plano.

Quais são as modalidades de operadoras existentes no mercado? plano de saude empresarial

Pela ANS existe uma definição de pelo menos sete modalidades de operadoras que atuam oferecendo seguros de saúde, entre elas as cooperativas médicas, cooperativas odontológicas, instituições filantrópicas, de autogestão, empresas ou entidades de medicina do grupo, as de odontologia de grupo e seguradoras especializadas na área de saúde. Além de todas estas modalidades de operadoras, existem diversas administradoras de benefícios, estas que são um tipo de entidade regulada que a rigor não está caracterizada como operadora porque não operam os planos, mas intermediam a relação entre as operadoras e pessoas jurídicas contratantes.

Quais são as características dos seguros de saúde empresarial? plano de saude empresarial

Saiba que até o ano de 2001 as seguradoras que trabalhavam com seguros de saúde eram devidamente reguladas e fiscalizadas através da Superintendência de seguros privados, a Susep. Deste ano em diante, forma equiparadas a diversas operadoras de planos de assistência para a saúde, e passaram a ser reguladas e fiscalizadas através da ANS. Levando isto em conta, elas precisam ser especializadas em seguros de saúde e não podem trabalhar com outros tipos de produtos.

Além de contarmos com uma boa escolha dos prestadores de serviços, os médicos, dentistas, clínicas especializadas, bem como laboratórios e hospitais, as seguradoras que trabalham de forma exclusiva com a saúde, acabam colocando á disposição dos beneficiários uma rede referenciada.

O que é e como funcionam as redes referenciadas?

Este é um conjunto de profissionais, que podem ser tanto pessoas físicas como pessoas jurídicas e de estabelecimentos de saúde, clínicas, hospitais e laboratórios próprios, sejam eles credenciados ou referenciados que concedem o atendimento aos beneficiários e dependentes dos seguros ou planos de saúde.

Para uma situação onde temos os planos de saúde em geral, geralmente o atendimento é realizado a partir de uma rede credenciada perante as operadoras. Agora, no seguro de saúde, a rede referenciada é uma opção do que estiver segurado, dispensando assim o reembolso das despesas médicas e hospitalares. Em contrapartida, o segurado, tem o direito de uma livre escolha do prestador de serviços fora da rede referenciada, com uma garantia de reembolso em todas as despesas que fizer, dentro é claro dos seus limites contratados.

Quando existe um contrato coletivo de saúde, quais são as suas vantagens? plano de saude empresarial

Os contratos coletivos de saúde possuem características diferenciadas dos produtos individuais, favorecendo desta forma a redução de custos de mensalidades por um maior número de membros, em função de uma diluição dos riscos existentes entre os participantes.

Este é um contrato que oferece uma série de possibilidades e coberturas, além de condições de atendimento para a saúde conforme as necessidades de cada empresa ou ainda de cada instituição. Dependendo do número de integrantes, e as formas de custeio do plano, a formulação de contratos coletivos é diferenciada, e podem ainda ser oferecidas maiores vantagens como a ausência de carências, a eliminação de coberturas parciais ou temporárias, entre outras coisas.

Em situações de empresas que possuem filiais em outros estados, é vantajoso se concentrar a totalidade dos seus funcionários em operadoras com uma atuação nacional.

Porque é tão importante a escolha de um seguro de saúde empresarial? plano de saude empresarial

A escolha correta de um plano de saúde empresarial, a partir de uma estrutura básica deverá levar em conta a sua rede credenciada de médicos, bem como de hospitais, laboratórios, clínicas especializadas, coberturas, padrões de acomodação e ainda coparticipação dos funcionários.

Para contratar um seguro de saúde empresarial é fundamental que ocorra a assessoria de um corretor de seguros para a contratação de funcionários de uma empresa, que deverão incluir os familiares e dependentes. O corretor é um profissional devidamente capacitado para auxiliar as empresas no processo de implementação dos benefícios, e também junto da avaliação de planos mis adequados conforme a necessidade.

Toda a variedade de combinações entre as acomodações, bem como as redes referenciadas, os graus de reembolso, bem como tipo de atendimento, exclusivamente de forma hospitalar e ambulatorial e hospitalar permitem encontrar uma alternativa que possa se encaixar da melhor forma possível no orçamento da empresa.

Existe diferença entre plano de saúde e seguro saúde? plano de saude empresarial

Para os efeitos de registro e de fiscalização através da ANS, não existe uma diferença entre os planos de saúde e seguros de saúde. Na prática existe uma grande diferença onde o seguro de saúde sempre possibilita o reembolso de despesas médicas e hospitalares, além de odontológicas, enquanto que o plano de saúde de forma geral, o direito de reembolso que costuma ser algo excepcional. Caso a empresa desejar que seus funcionários tenham uma liberdade de escolha dos profissionais de saúde, hospitais, clínicas e laboratórios, este seguro deverá ser o mais indicado.

Como funcionam as coberturas do seguro saúde? plano de saude empresarial

As coberturas do seguro saúde são devidamente contratadas conforme o pagamento do que é denominado de prêmio, o que é a mensalidade. A partir disto, existe o direito ao reembolso, o seguro saúde prevê um acesso ao consumidor a uma rede de prestadores de serviços de saúde, e é diante destes que a seguradora suporta os custos financeiros de tratamento dos consumidores, o que é a chamada rede referenciada.

Apesar do seguro saúde permitir uma livre escolha, é fundamental avaliar se o reembolso contratado é muito abaixo dos preços de serviços privados tanto médicos como hospitalares e odontológicos que se pretenda utilizar. Caso esta seja a situação, a opção por plano de saúde de forma geral é mais vantajosa do que o seguro saúde, já que o atendimento exclusivo em redes referenciadas não exige dos candidatos uma participação financeira para o consumidor, salvo em casos de coparticipação em franquias as quais o consumidor assume uma parte do valor de tratamento.

Agora, para os planos de saúde em geral, há um direito de que o consumidor tenha uma assistência médica, hospitalar e odontológica de forma exclusiva na própria rede ou ainda credenciada da operadora, com exceção dos casos de urgência e emergência, em especial que estiverem previstas em lei. Os planos de saúde, a partir disto, são devidamente regulados e fiscalizados através da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), determinando as regras de proteção.

O que é o seguro de saúde empresarial?

Todas as empresas ou associações profissionais bem como entidades de caráter profissional, classicista ou mesmo setorial poderão optar por planos ou mesmo apólices de seguros para seus funcionários, seus associados ou inscritos que tenham ou não seus grupos familiares. Quanto aos grupos familiares, apenas se assim estiver previsto no contrato, em meio de contratos coletivos empresariais ou mesmo por adesão.

Confira algumas das características dos dois tipos de contratos coletivos: plano de saude empresarial

Os seguros de saúde empresarial acabam prestando uma assistência diferenciada para a saúde da população que possui um vínculo determinado de forma empregatícia ou estatutária com a pessoa jurídica que acabou por contratar este plano.

Já os planos por adesão são devidamente contratados por pessoas jurídicas em caráter profissional, classicista ou mesmo setorial como os conselhos, sindicados e associações profissionais. Pelo menos mais de 1,4 mil operadoras oferecem um atendimento de assistência privada para a saúde, com o serviço de milhares de médicos, dentistas e outros profissionais da área.

Como funciona o contrato de assistência privada de saúde? plano de saude empresarial

Este contrato poderá ser realizado através de um vínculo empregatício nos setores privados ou públicos e também associativos a pessoas jurídicas de caráter profissional, classicista ou setorial, com ou sem seus grupos familiares respectivos. A partir disto, a inclusão dos dependentes poderá ser realizada a partir de uma adesão automática, na data de contratação ou ainda no ato da vinculação dos beneficiários e titulares.

Existem algumas regras específicas que determinam os períodos de carência dos serviços e condições de permanência no plano de funcionários aposentados e também demitidos sem justa causa. Este contrato poderá ser personalizado conforme as necessidades da organização demandante, e a empresa poderá ainda optar por exemplo, por coberturas diferenciadas por cargos, podendo escolher uma abrangência nacional, ou ainda regional, ou mesmo adotar a coparticipação de empregados no pagamento de mensalidade, entre diversas outras possibilidades de contratação.

Como a empresa poderá contratar o melhor seguro saúde para a sua necessidade? plano de saude empresarial

Saiba que para averiguar as diversas modalidades a empresa pode optar por coberturas diferenciadas por cargos, podendo escolher um tipo de abrangência nacional ou mesmo regional, ou ainda adotar uma coparticipação dos empregados no pagamento de mensalidades, entre outras possibilidades diversas de contratação.

Uma boa sugestão é que se pesquise no mercado cada um dos tipos oferecidos, e os contratos que regulam este tipo de possibilidade de escolha. Isto deverá começar com a solicitação de orçamentos sem compromisso junto das operadoras de planos de assistência a saúde, e geralmente devem ser apresentados diversos documentos.

Entre os documentos determinados é interessante que se utilize uma relação de todos os beneficiários, entre eles os funcionários, os dependentes e agregados do plano, com suas respectivas idades, bem como a listagem de quadros de pessoal da empresa, com a devida distribuição de funcionários por municípios ou residências ou trabalhos.

Antes de fechar um contrato com a operadora, a empresa acima de tudo precisa verificar todas as suas condições econômicas e financeiras se está regularizado devidamente no grau de satisfação dos seus clientes.

Seguro saúde

More in Seguro saúde

Como Funciona Plano de Saude Empresarial

J&E Corretora de Seguros02/10/2017

Planos de saude empresarial

J&E Corretora de Seguros09/13/2016

Bradesco saúde empresarial top

J&E Corretora de Seguros09/13/2016

Bradesco saude empresarial top enfermaria

J&E Corretora de Seguros09/13/2016

Plano de saude empresarial rj

J&E Corretora de Seguros09/13/2016

Bradesco saude empresarial

J&E Corretora de Seguros09/13/2016

Planos de saude pme

J&E Corretora de Seguros09/13/2016

Bradesco saude top empresarial

J&E Corretora de Seguros09/09/2016

Plano de saúde Dix empresarial

J&E Corretora de Seguros09/09/2016