Clique e Peça uma cotação agora!
Seguro Garantia

O que é seguro garantia?

O que é seguro garantia?

O que é seguro garantia?

Qual a diferença entre segurado e tomador no seguro garantia contratual?

O seguro garantia contratual tem dois tipos, um que abrange o setor público e outro que abrange o setor privado. No setor público, a figura do segurado é caracterizada pela administração pública ou pelo poder concedente. Já no setor privado o segurado é o responsável pelas obrigações que foram assumidas pelo tomador que consta no contrato principal. Mas em ambos os seguros o tomador é quem deve obrigações que foram assumidas por ele perante o segurado. Ou seja, é a pessoa jurídica que assumiu a responsabilidade de fornecer bens, prestar serviços ou construir algo através do contrato principal junto ao segurado. Ele é o próprio risco e também o interessado em cumprir o contrato. Mas não para por aí, afinal, ele também é o responsável por pagar o prêmio da apólice, pois ele é o responsável pelas obrigações que foram contratadas.

O que significa regulação do sinistro?

Essa regulação é um processo fundamental para que o pagamento da indenização para a empresa segurada aconteça, afinal, é através dele que são apurados a natureza, a extensão dos prejuízos e o que ocasionou o sinistro. Depois que os documentos enviados são conferidos, a seguradora confronta as informações que tiverem relação com os fatos e analisa as coberturas que forem reclamadas, as queixas, os prazos de validade da apólice contratada e a apresentação dos prejuízos. A seguradora também apura as perdas financeiras que forem cobertas pela apólice e elabora um relatório que tem como base os documentos que foram fornecidos pela empresa contratante do seguro garantia contratual e pelo tomador. Ambos possuem o direito de fazer o confronto dos argumentos através de justificativas. Na conclusão do relatório que precisa estar devidamente fundamentado, a seguradora irá autorizar ou não o pagamento da indenização para a empresa segurada. Se for autorizado, a seguradora realizará o depósito da indenização na conta corrente da empresa contratante do seguro. O pagamento também pode ser feito através de cheque nominal.

Quais os sinistros que acontecem com mais frequência em um seguro garantia contratual? O que é Seguro Garantia?

A gravidade das perdas financeiras é uma das principais características desse tipo de seguro e não a frequência com que elas ocorrem. Por isso, um único sinistro pode acabar representando a totalidade do prêmio que foi arrecadado pela seguradora ou pode acabar influindo na sua solvência. Como esse risco existe as seguradoras sempre fazem um aprimoramento da cautela tradicional na subscrição de suas apólices. As propostas de seguro são analisadas com um certo rigor para que sejam evitados causas de sinistros que já se sabe que são frequentes no mercado mundial como:

  • Aceitação de obras cujos preços são muito baixos;
  • Aceitação de contratos com preço fixo;
  • Aceitação de obras que por apresentarem características e proporções incomuns são habitualmente executadas pelo seu tomador;
  • Ferramentas e maquinário expostos sem estarem devidamente protegidos;
  • Ausência do seguro de responsabilidade civil;
  • Ausência de reservas de capital para enfrentar as dificuldades imprevistas;
  • Segmento muito especializado que dificulta a contratação de fornecedores e mão de obra;
  • Restrições bancárias;
  • Processo sucessório sem definição;
  • Crescimento comercial mais rápido que a capacidade técnica.

O que é Seguro Garantia

Seguro Garantia

More in Seguro Garantia

seguro garantia telefone

J&E Corretora de Seguros05/24/2017

Seguro Garantia Estendida

J&E Corretora de Seguros11/18/2016

Seguro de Garantia

J&E Corretora de Seguros11/18/2016

Seguro Garantia Financeira

J&E Corretora de Seguros11/18/2016

Seguro Garantia Contratual

J&E Corretora de Seguros11/18/2016

Seguro garantia

J&E Corretora de Seguros09/26/2016