Clique e Peça uma cotação agora!
Seguro fiança

Como Funciona Seguro Fiança Para Aluguel

Como Funciona Seguro Fiança Para Aluguel

Como Funciona Seguro Fiança Para Aluguel

Como Funciona Seguro Fiança Para Aluguel

Como Funciona Seguro Fiança Para Aluguel

Quando o seguro fiança é contratado o proprietário do imóvel tem algum tipo de vantagem? Como Funciona Seguro Fiança Para Aluguel

A contração desse tipo de seguro apresenta vantagens não apenas para o inquilino, mas também para o dono do imóvel. Essas vantagens são:

  • Receber de forma mais rápida o aluguel do imóvel que se encontra em atraso ou em estado de inadimplência
  • Ter a garantia efetiva que a locação será realizada até que o contrato tenha finalizado seu prazo e que receba o valor dos encargos e aluguel
  • Afastar as chances do fiador apresentado pelo inquilino ser um profissional
  • Realizar a contratação de coberturas adicionais para que os danos físicos sofrido pelo imóvel, a pintura completa, multa por rescisão do contrato entre tantos outros tenham cobertura
  • Possibilidade da seguradora prestar assistência jurídica.

Quais os documentos que um locatário precisa apresentar a seguradora?

Os documentos que devem ser apresentados sofrem uma variação de acordo com o perfil apresentado pelo locatário e o destino que será dado ao imóvel. Quando se trata de pessoas físicas com mais de 18 anos é necessário que apresente a carteira de idade, CPF, recibo de aluguel do ultimo trimestre caso tenha morado em residência alugada anteriormente além de uma cópia do contrato ou telefone da imobiliária ou locador ou uma declaração de pontualidade no pagamento e que não há nenhuma dívida em aberto. Também é necessário que seja apresentado, caso tenha a carteira assinada, ultimo contracheque ou recibo relativo ao ultimo trimestre de pagamento no caso da remuneração ser variável. Caso tenha sido admitido nos últimos seis meses é necessário que uma cópia do vínculo com o empregador anterior seja apresentada. Para quem é profissional autônomo é preciso que o extrato bancário dos últimos três meses e também do imposto de renda sejam apresentados. Quando se trata de um pensionista ou funcionário público aposentado é preciso que o ultimo contracheque seja apresentado assim como o ultimo contracheque ou extrato trimestral do INSS ou qualquer fundo de pensão. No caso da renda ser proveniente de alugueis é preciso que seja apresentado o documento do imóvel que pode ser até uma cópia do IPTU, por exemplo. Já para quem tem renda proveniente de pensão alimentícia é necessário que seja apresentada a sentença judicial e recibo relativo ao ultimo trimestre. Como Funciona Seguro Fiança Para Aluguel

 Seguro Fiança Para Aluguel

Seguro Fiança Para Aluguel

Quais são as garantias que o seguro fiança?

Na cobertura básica fica garantido o pagamento do aluguel e também das multas quando o inquilino atrasa ou não faz o pagamento conforme estava acordado no contrato. Já na cobertura adicional várias garantias podem ser contratadas, mas as principais são condomínio, água, gás canalizado, IPTU e luz; danos que o imóvel possua; pintura tanto interna quanto externa; multa pelo contrato ter sido rescindido. Como Funciona Seguro Fiança Para Aluguel

Quanto que o candidato a inquilino deve ter de renda para que seu cadastro seja aprovado? Como Funciona Seguro Fiança Para Aluguel

Na grande maioria das vezes, o cadastro do inquilino é aprovado quando sua renda corresponde a três ou até quatro vezes o valor que está sendo cobrado pelo aluguel. Quando isso não acontece é comum que as seguradoras aceitem que a composição da renda seja de até de três pessoas que possam ou não vir a residir no imóvel.

Contratei o seguro fiança para pagar o valor do prêmio de forma parcelada. Mas acabei atrasando uma das parcelas, serei penalizado por isso?

Se houver atraso no pagamento de uma das parcelas posteriores a primeira o seguro terá seu prazo de vigência revisto conforme a fração que está prevista na Tabela de Prazo Curto. No entanto, se o inquilino ou o proprietário do imóvel pagar o débito com todos os encargos que forem cobrados em decorrência do atraso, a apólice tem o seu prazo de validade inicial restabelecido.

Como que a seguradora paga a indenização ao proprietário de imóvel que contratou o seguro fiança?

Existem dois momentos que o proprietário do imóvel tem o ressarcimento dos prejuízos sofridos sendo que uma delas é a antecipação dos valores todos os meses e posteriormente o pagamento da indenização dos alugueis e encargos cobertos que o inquilino não realizou o pagamento, mas descontados os adiantamentos. Para calcular os prejuízos indenizáveis é necessário levar em consideração o período que o inquilino está inadimplente tendo início no primeiro mês que o pagamento do aluguel e seus encargos não foi realizados até a data que o imóvel foi recuperado ou desocupado independente de ser por despejo ou de forma voluntaria. O valor da indenização sempre respeita o limite máximo que foi contratado na apólice. Em algumas seguradoras há a estipulação de franquias que se trata da participação do dono do imóvel no prejuízo de acordo com o percentual que está previsto na apólice de seguro. Quando se trata e cobertura adicional sempre há a participação do proprietário do imóvel, pois ela é obrigatória. Caso o inquilino tenha causado algum prejuízo ao imóvel o percentual quanto as coberturas adicionais costumam ser de 20%, mas até certo valor mínimo.

Não entendo como que o seguro fiança funciona. Afinal, quem é responsável por realizar o pagamento após sua contratação o inquilino ou o dono do imóvel?

Esse seguro é um serviço que oferece garantias ao dono de um imóvel alugado, mas quem fica responsável por pagar o seguro é o inquilino. Isso é válido tanto para a pessoa jurídica quanto física.

Qualquer tipo de imóvel pode ter o seguro fiança contratado ou somente os que estão localizados na zona urbana?

Esse seguro é voltado para os imóveis que estão localizados na zona urbana e que podem ser usados para fins comerciais, residenciais e até não residenciais. Ele dispensa a necessidade do inquilino ter de apresentar uma pessoa para ser seu fiador e ainda evita que o mesmo tenha de fazer um depósito caução como garantia ao locador. Mas vale salientar que esse tipo de seguro não retira a obrigação do inquilino inadimplente realizar o pagamento do que está devendo. Se ele não pagar o aluguel e os encargos ao proprietário do imóvel ele terá de reembolsar a seguradora. Essa cobrança pode ser feita tanto de forma amigável quanto por meio da justiça.

Quero alugar um imóvel, mas como não tenho fiador e tenho de oferecer garantia ao proprietário que irei pagar, optamos por contratar o seguro fiança. Isso por si só é uma garantia que serei aprovado?

O fato de contratar esse seguro não é nenhuma garantia de aprovação do candidato a alugar certo imóvel, pois sua proposta pode ser aceita ou não. Por exemplo, se o nome do mesmo estiver inscrito numa instituição de proteção ao crédito ele pode ser rejeitado. A seguradora também pode recusar a proposta se ficar constatado que as condições financeiras do candidato é insuficiente para pagar o aluguel.

Como é que é feito o pagamento dos adiantamentos?

Antes do inquilino inadimplente sair o imóvel ou pagar a quantia correspondente aos alugueis em atraso através de uma negociação, a seguradora deve antecipar o valor correspondente a cada aluguel e encargo que tenha cobertura e que esteja vencido e que o segurado ainda não tenha recebido. Para isso alguns critérios são seguidos como o prazo máximo de 30 dias para que seja feito o primeiro adiantamento. Esse prazo é contado a partir da data que está no comprovante de ingresso judicial que dá entrada na ação de despejo ou da cópia do documento relativo a entrega de chaves que tenha acontecido de forma amigável. Com relação aos demais adiantamentos eles passam a ser mensais de acordo com o vencimento do aluguel e do encargo coberto que não foi pago. É necessário que o dono do imóvel tenha atenção para que os adiantamentos não sejam suspensos ou que tenha de devolver o valor que a seguradora já pagou. Essas penalidades são impostas quando as instruções que a seguradora passou não são acatadas para que a ação judicial prossiga ou quando o processo é paralisado por um período que seja maior que 30 dias em decorrência da omissão do advogado ou quando o que foi determinado pelo juiz não foi cumprido o que faz com que a ação fique prejudicada. Caso o valor total desses adiantamentos que foram pagos acabem superando a quantia que foi calculada para pagar a indenização quando o processo terminar o proprietário tem de devolver o que excedeu a seguradora.

Estou morando em um apartamento alugado que o proprietário optou por contratar o seguro fiança. Já faz 2 meses que estou atrasado no pagamento do aluguel e é por esse motivo que ele resolveu acionar a seguradora. Mesmo assim eu posso continuar no imóvel? Como funciona seguro fiança para aluguel

Quando o inquilino fica inadimplente e a seguradora é acionada sua permanência no imóvel vai depender do fechamento de um acordo entre ele e a seguradora. Caso aconteça desse acordo não ser firmado é iniciada uma ação de despejo para que o mesmo se retire do imóvel.

As despesas advindas de processo de despejo podem ser cobertas pelo seguro fiança? Como funciona seguro fiança para aluguel

O seguro fiança realiza o pagamento dos alugueis que o inquilino não realizou o pagamento e também dos seus encargos. Mas esse serviço pode cobrir as despesas que foram causadas pelo processo de despejo, os honorários dos advogados entre outros.

Tinha um imóvel que estava vazio e aluguei para uma pessoa e minha garantia foi o seguro fiança. Mas acabei reparando que a casa está com alguns danos sendo que uma das coberturas que foi contratada visa cobrir esse tipo de prejuízo. Nesse caso tenho direito de acionar a seguradora para ter essa cobertura?

Nos casos que isso acontece o proprietário do imóvel deve realizar a comunicação de tal fato a seguradora e encaminhar ao menos dois orçamentos realizados em duas empresas diferentes no prazo de até 15 dias após a desocupação do imóvel. Outro documento que precisa ser enviado é o original do laudo de vistoria realizado que informa quais os danos que foram observados e que deve ter a assinatura do inquilino. Os consertos necessários devem ser realizados no prazo máximo de cinco dias e a indenização é paga em até 30 dias após a apresentação das notas fiscais.

Quando o seguro fiança é contratado ele apresenta alguma vantagem para o locatário ou somente o proprietário do imóvel é que tem? Como funciona seguro fiança para aluguel

Tanto o proprietário do imóvel quanto o locatário possuem vantagens quando o seguro fiança é contratado. No caso do locatário, ele precisa apresentar uma garantia de que ele irá realizar o pagamento do aluguel e seus encargos. Isso pode ser feito com a contratação do seguro fiança. Essa opção tem crescido cada vez mais, pois retira a necessidade de ter de apresentar uma pessoa para ser fiador ou depositar o caução que é um valor que corresponde a 3 ou 4 vezes o aluguel. Com a contratação desse seguro além de não ser mais necessário utilizar as outras formas de garantias o processo para alugar um imóvel fica bem mais simples e seguro tanto para o proprietário quanto para quem está alugando.

Fui alugar um imóvel e o seu proprietário pediu para que eu depositasse três meses de aluguel adiantados, pois servia como garantia. Isso pode realmente ser exigido ou ele está tentando me ludibriar? Como funciona seguro fiança para aluguel

Essa é uma exigência legal, pois uma das formas de garantias que o locador possui é o depósito caução. A vantagem do inquilino é que esse dinheiro pode ser recebido novamente com correção monetária e juros quando o imóvel for devolvido. De acordo com a lei, o mais corretor é que essa quantia seja depositada numa caderneta de poupança sendo que o máximo que pode ser exigido é três meses de alugueis. Caso aconteça do proprietário não devolver o valor corrigido o inquilino pode mover uma ação cobrando o dinheiro de volta e até ser indenizado por danos morais.

Quando uma empresa deseja alugar um imóvel e quer dar como garantia o seguro fiança quais os documentos que ela precisa apresentar? Como funciona seguro fiança para aluguel

É necessário que seja apresentado o comprovante de renda dos seus sócios além do capital utilizado para a abertura do negócio como poupança, fundos de investimentos entre outras aplicações, preencher a ficha cadastral da empresa e sócios com os documentos pessoais e também apresentar seu contrato social e suas alterações caso tenha. Caso exista um sócio majoritário pessoa jurídica é preciso que o imposto de renda, na sua integra, de todos os sócios seja apresentado e informado qual é o faturamento mensal obtido nos últimos doze meses.

simulador seguro fiança

É possível pagar o seguro fiança de forma parcelada? Como funciona seguro fiança para aluguel

Apesar dessa possibilidade existir não são todas as seguradoras que fazem o parcelamento. São muitas exigências feitas para poder contratar esse tipo de seguro, mas se trata de uma forma que o proprietário fica mais protegido já que sua cobertura é para todos os meses que o inquilino estiver inadimplente. Além do mais, se torna mais caro para o inquilino que não tem seu dinheiro de volta como no caução. Mas o fato de não ter de apresentar um fiador e de parcelar seu valor é uma vantagem para os candidatos a inquilino que não podem recorrer a alguém para assumir tal compromisso ou que não dispõe de recursos financeiros suficientes para desembolsar a quantia do caução.

 

More in Seguro fiança

Seguro fiança telefone

J&E Corretora de Seguros05/24/2017

Porto Seguro Carta Fiança

J&E Corretora de Seguros05/19/2017

Seguro Fiança Banco do Brasil

J&E Corretora de Seguros05/18/2017

seguro fiança como funciona

J&E Corretora de Seguros05/18/2017

Como Funciona Seguro Fiança Porto Seguro

J&E Corretora de Seguros05/18/2017

seguro fiança porto seguro valor

J&E Corretora de Seguros05/18/2017

empresas que fazem seguro fiança

J&E Corretora de Seguros05/18/2017

seguro fiança santander

J&E Corretora de Seguros04/27/2017

seguro fiança locatícia banco do brasil

J&E Corretora de Seguros04/27/2017